domingo, 25 de julho de 2010

Vasco vence Atlético-GO e escapa da zona de rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas

Tudo parece um conto de fadas em São Januário. O Vasco venceu o Atlético Goianiense por 2 a 0, mantém sua invencibilidade desde a chegada do técnico PC Gusmão, e de quebra, pulou da zona do rebaixamento para a que garante classificação à Copa Sul-Americana. Pra incrementar ainda mais a boa fase, jogadores como Nilton e Fumagalli, duramente criticados pela torcida, foram personagens diretos no triunfo de hoje, marcando um gol cada. A fase é tão boa que jogadores recém-promovidos ao elenco profissional, como Rômulo e Jonathan, e outros limitados tecnicamente, como o zagueiro Dedé, estão gastando a bola. Fernando Prass, que não vivia boa fase na meta vascaína, neste sábado pegou até pênalti.
O ambiente é aparentemente perfeito, mas não pode esconder as visíveis limitações do time cruzmaltino. Não é toda vez que a sorte vai conspirar a favor. No jogo de hoje, antes mesmo do Vasco abrir o placar, Robston poderia ter marcado para os goianos em chute violento numa cobrança de falta, que acabou parando no travessão. Quando a partida estava 1 a 0 para os mandantes, Pedro Paulo teve a chance de empatar, mas a bola caprichosamente insistiu em bater no travessão.

Outro fator importante é como será a reação desta equipe sendo remontada, com o futuro aproveitamento dos reforços. Esse trabalho já começou a ser feito hoje, com a entrada do lateral Irrazábal na vaga de Fagner no segundo tempo. Felipe, Zé Roberto e Eder Luis já devem estar com seus nomes presentes no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF nesta semana, e Carlos Alberto já iniciou seu trabalho de recuperação física. O que era pra ser uma solução pode se transformar em um problema, já que a garotada vem dando conta do recado.

É uma dor de cabeça saudável para PC Gusmão. Mesmo contando com jogadores como Rafael Carioca, Nilton, Jumar, Leo Gago e Felipe Bastos para a contensão, vai ser difícil o treinador se desfazer de Rômulo tão rapidamente, este que a cada dia se afirma ainda mais no time. Mais consolidado ainda parece o habilidoso Jonathan, que do onze inicial que vem atuando regularmente, é o que apresenta maior qualidade técnica. Hoje o garoto iniciou a jogada dos dois gols, e já mostrou que não vai facilitar a vida de Carlos Alberto, Felipe, Zé Roberto & cia.

Até os autores dos gols podem proporcionar grandes problemas. Apesar de Nilton e Fumagalli terem decidido a partida, continuam abaixo do que podem render. O primeiro, que já apresentou descontrole emocional contra o Atlético Paranaense, não mantém o mesmo nível de 2009 e já poderia tranquilamente ser relegado ao banco. O mesmo vale para Fumagalli, que sequer deve ser relacionado com a inscrição dos reforços.

De resto, o time parece montado. Fagner e Irrazábal são ótimas opções para a lateral-direita, e o jovem Carlinhos já mostrou que pode fazer sombra ao titular Ramon assim que este voltar a jogar. Na zaga, o capitão Fernando não deve ter problemas em recuperar sua vaga como titular, já que Titi destoa do nível de seus companheiros, sempre fazendo péssimas partidas mesmo quando a equipe vence. Por sua vez, seu companheiro Dedé apresenta evolução a cada jogo. É impressionante como a sua raça compensa a falta de qualidade técnica, esforço reconhecido pela massa vascaína.

Ah, não esqueçamos que do outro lado estava o Atlético Goianiense, que talvez tenha feito sua pior partida desde a volta da intertemporada. Faltou sorte ao limitado time goiano, claramente necessitado de mais consistência defensiva na parte tática. O trio de ataque Marcão, Rodrigo Tiuí e Pedro Paulo, além de limitado tecnicamente, recompõe pouco a defesa. O habilidoso meia Willian também não possui vocação defensiva, o que acaba sobrecarregando os volantes do Dragão. Com isso, o Vasco, mesmo sem jogar bem, achou caminho para marcar dois gols.

Os resultados positivos fazem com que PC Gusmão se sinta cada vez menos arrependido por ter trocado o vice-líder Ceará pelo até então vice-lanterna Vasco. Com muita coragem, ele assumiu o risco de tirar um dos principais times brasileiros da zona de rebaixamento e agora vem obtendo êxito. Com o time que tem nas mãos – e com a capacidade técnica que tem -, pode conduzir este plantel à vôos mais altos. Entretanto, tudo deve ser com um passo de cada vez. Se o sucesso momentâneo não subir à cabeça deste time – ou seja, manter os pés no chão -, este ano tem tudo para terminar da melhor maneira possível. Assim como no supracitado conto de fadas, com um final feliz.
Curtinha:
- No complemento dos jogos de sábado, dois empates sem gols. Avaí e Atlético-MG em Florianópolis, com os mineiros chegando a ficar com dois jogadores a menos (Daniel Carvalho e Neto Berola, ambos expulsos), e Prudente e Vitória, no interior paulista. Amanhã, sete jogos completam a rodada.

Nenhum comentário: