domingo, 8 de agosto de 2010

Corinthians vence, segue na cola do líder e amplia crise do Fla

Share |

Por Gabriel Seixas

A vitória do Corinthians sobre o Flamengo no Pacaembu apenas evidenciou a realidade das duas equipes no Campeonato Brasileiro: enquanto o Timão, mesmo com a troca de treinador, segue cada vez mais firme na briga pelo título, o rubro-negro já dá sinais de que a permanência na elite do futebol nacional não será encarada como obrigação, e sim como um desafio – ainda que a situação, pelo menos na tabela, não seja desesperadora.

Em 13 rodadas, o Corinthians já abriu oito pontos de vantagem para quarto e quinto colocados, Internacional e Cruzeiro, respectivamente. A julgar pelos jogos restantes parece pouco, mas o momento e o entrosamento desta equipe credenciam o Timão a candidato ao caneco. A diferença para o líder Fluminense é de apenas um ponto.

Adilson Batista deu a sorte de encontrar uma base montada, mas já começa a criar soluções próprias para uma possível reorganização do time. O sistema 4-2-3-1 variando para 4-3-3 idealizado por Mano Menezes segue mantido, mas quando Dentinho, o homem que ocupa o lado direito da terceira linha, precisou ser substituído por contusão, Adilson apostou no marcador Paulinho. A alteração não só configurou um meio-campo com quatro jogadores de ofício, como fez de Elias o principal armador do time.

Em relação ao duelo de hoje, o jogo esteve absolutamente controlado pelo Corinthians em todos os momentos. Elias marcou o gol da vitória aos 38 minutos do primeiro tempo, quando os alvinegros já haviam tido um pênalti não marcado em cima de Jorge Henrique. Por sinal, o camisa 23 foi um dos jogadores mais insinuantes da partida, levando a melhor em praticamente todas as jogadas construídas nas costas de Leo Moura e Jean.

A fragilidade do adversário era tanta que pouco se ouviu algum corinthiano lamentar a ausência do ótimo Bruno César no meio-campo. Sem dúvida, com o maestro do Timão em campo, as chances de gol criadas e até mesmo o placar certamente teriam sido maiores.

Com o jogo controlado, os defeitos do time paulista praticamente não ficaram evidenciados, como a falta de um centroavante, por exemplo. Enquanto Ronaldo não volta, o esforçado Iarley faz aquele papel, mas visivelmente sem a mesma eficiência.

No sistema defensivo, quase nenhum problema. Ralf e Jucilei formam uma das melhores duplas de volantes do Brasil, com uma bela contribuição do segundo, que desde quando teve sua presença confirmada na lista de Mano Menezes para a seleção, adquiriu confiança e vem jogando com ainda mais naturalidade. O quarteto defensivo posicionado mais atrás já está na memória de qualquer corinthiano: Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos. Isso explica (e muito) a consistência naquele setor.

Enquanto tudo são flores no Parque São Jorge, a crise só aumenta pelos lados da Gávea. O Flamengo foi o único carioca a perder na rodada, e o que parece ser apenas uma coincidência, é uma constatação: no momento, o Fla é o pior time do Rio de Janeiro. Nos critérios de desempate, o Vasco fica atrás do Fla na tabela, mas passa por um momento de franca ascensão e tende a ganhar ainda mais posições.

Com o elenco atual, fica difícil imaginar o Flamengo escapar da briga pelo rebaixamento. Renato Abreu e Leandro Amaral, dois dos reforços que ainda não estrearam, são ótimas opções no elenco, mas o fato de serem vistos como salvadores da pátria pode pesar contra ambos. Se antes o Fla tinha uma dupla de ataque de peso, formada por Vagner Love e Adriano (o Império do Amor), hoje a dupla é de...peso também. Val Baiano deve estar de mal com a balança. Quem o vê, jura que é jogador de pelada.

O outro atacante, Cristian Borja, pode até não ser rechonchudo, mas é visivelmente limitadíssimo. Não tem condição alguma de ser titular de um clube da grandeza do Flamengo. O mesmo vale para o zagueiro Jean, que colecionou mais uma pífia atuação.

Petkovic, craque do último Brasileirão, hoje é visto como um problema. Sozinho, não rende praticamente nada na armação. Os laterais Leo Moura e Juan, que um dia já foram reconhecidos pela capacidade de apoio, atualmente mal fazem jogadas de linha de fundo. Até a ausência do recém-contratado Correa já virou um problema. Tudo dá errado para o Fla.

É questão de tempo a crise cair nas costas do técnico Rogério Lourenço. Aliás, está demorando até demais. Não vejo na figura de Lourenço o nome ideal para administrar a crise que vive o clube. Luxemburgo, em má fase no Atlético-MG, já é timidamente especulado.

Os números ainda inspiram alguma esperança: na campanha do título brasileiro em 2009, exatamente na mesma 13ª rodada em que estamos, o Flamengo era apenas o 11o na tabela, com onze pontos a menos que o líder Atlético-MG. Hoje o rubro-negro é o décimo, mas em compensação, a doze pontos do líder Flu. Contudo, qualquer conta envolvendo as palavras “Flamengo” e “título” soa inocente. A realidade é outra. O rebaixamento é logo ali. O Goiás, que ocupa a 17ª posição, tem apenas quatro pontos a menos.

O resultado no Pacaembu constatou o óbvio. Jogando em casa, dispondo de um time superior e de um ambiente mais favorável, o Corinthians não deu sopa para o azar. Parece contraditório, vindo justamente do esporte mais imprevisível do mundo. O panorama pode mudar, mas dificilmente a curto prazo.
Curtinha:
- No Castelão, Ceará e Atlético Goianiense não passaram de um insosso 0 a 0. No Serra Dourada, Goiás e Palmeiras ficaram no 1 a 1, e Felipão segue sem vencer no comando do Verdão. Ewerthon até colocou os paulistas na frente, mas no último minuto de jogo, Amaral empatou.

Classificação após 13 rodadas

1º Fluminense – 29pts
2º Corinthians – 28pts
3° Ceará – 21pts
4° Internacional – 20pts (6V)*
5° Cruzeiro – 20pts (5V)
6° Avaí – 19pts
7º Santos – 18pts (5V)*
8° Botafogo – 18pts (4V e 6SG)
9º Guarani – 18pts (4V e -1SG)
10º Flamengo – 17pts (1SG)
11º Vasco – 17pts (-2SG)
12° São Paulo – 16pts (4V)
13° Palmeiras – 16pts (3V)
14° Prudente – 15pts
15° Atlético-PR – 14pts (4V)
16° Vitória – 14pts (3V)
17° Goiás – 13pts
18° Grêmio – 12pts
19° Atlético-MG – 10pts
20° Atlético-GO – 9pts

*Jogo a menos

Próximos jogos

14/08 – Sábado

18h30
Atlético-MG x Guarani
Atlético-GO x Botafogo
Palmeiras x Atlético-PR
Flamengo x Ceará

15/08 – Domingo

16h
São Paulo x Cruzeiro
Prudente x Vasco
Avaí x Corinthians
Fluminense x Internacional

18h30
Grêmio x Goiás
Vitória x Santos

Nenhum comentário: