domingo, 2 de setembro de 2007

Com recorde de público, Flamengo tropeça no Sport e volta a zona do rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas

Com mais de 60.000 rubro-negros (51.000 pagantes) nas arquibancadas apoiando o time, o Flamengo esbarrou nas suas próprias deficiências e ficou apenas no empate com o Sport em 1 a 1. Com o resultado, o Flamengo volta para a temida Zona do rebaixamento com 26 pontos, já que o Atlético Paranaense venceu o ‘clássico’ dos atléticos. O Sport manteve a 9ª posição, com 32 pontos.

Análise tática

Joel Santana, sem contar com o zagueiro Ronaldo Angelim (vetado minutos antes do jogo), Maxi Biancucchi, machucado, e Souza suspenso, montou a equipe do Flamengo no 3-4-2-1 da partida anterior, porém com outras peças no time: Thiago Salles, garoto das categorias de base, ganhou vaga e atuou pelo lado esquerdo da defesa. Roger e Renato Augusto foram os encarregados de fazer as jogadas pelos flancos e servir o único centroavante, Obina.

Já Geninho, preocupado com o poderio ofensivo rubro-negro, montou um ferrolho e armou o Sport no 3-4-1-2. Diogo e Dutra, que deveriam ser alas, pouco apoiaram. Everton e Júnior Maranhão ficaram presos no meio, raramente liberando o homem de ligação, Romerito. Da Silva e Carlinhos Bala foram os únicos jogadores ofensivos de ofício da equipe.

O jogo

O primeiro tempo das duas equipes foi muito acuado, com as duas equipes órfãs de um homem de ligação. Romerito pouco apoiava pelo Sport, enquanto Roger e Renato Augusto eram nulos pela equipe rubro-negra. Se com a bola no pé não deu jeito, na bola parada o Mengão resolveu: Juan cobrou falta e o garoto Thiago Salles desviou de cabeça, marcando o primeiro do Flamengo. O garoto mostrou muita personalidade e simplicidade no fim da partida, arrancando elogios de Joel.

No início do segundo tempo, o Flamengo, um tanto afobado, partiu para o ataque. Obina, no início da partida, cabeceou a queima-roupa e Magrão operou um milagre. Com uma atuação abaixo da média, o Flamengo cedeu espaços ao Sport, que jogava única e exclusivamente no contra-ataque. Em um deles, Da Silva arrancou pela esquerda e foi derrubado por Rômulo na área: Pênalti. O próprio Da Silva bateu e, com categorias, empatou a partida.

Joel Santana, visivelmente abatido, colocou os garotos Kayke e Paulo Sérgio no desespero. Obina deu lugar ao jovem de 17 anos que fazia seu segundo jogo como profissional, e Renato Augusto, simultaneamente, saía vaiado. As alterações não surtiram efeito e o placar ficou nisso.

Destaques

Na falta de um jogador que fizesse a diferença, o destaque da partida ficou por conta de Thiago Salles, que não comprometeu, e fez uma ótima estréia no grupo profissional. Pelo Sport, o atacante Da Silva, que fez o gol da sua equipe e se movimentou pelos dois lados.

Próximos jogos

O Flamengo recebe o Figueirense, no seu quinto jogo seguido no Maraca, enquanto o Sport recebe o Fluminense, na Ilha do Retiro.

Nenhum comentário: