domingo, 2 de setembro de 2007

Vasco e Fluminense conseguem um indigesto empate no clássico carioca

Share |

Por Gabriel Seixas

Em jogo de muitas emoções, Vasco e Fluminense empatam no Maraca, resultado que não favoreceu nenhuma das equipes. O Vasco, que manteve a terceira posição com 39, vê o Cruzeiro se distanciar e isolar-se na vice-liderança, com 42 pontos. Já o Fluminense permanece em 12º, com a derrota de seus concorrentes diretos na parte intermediária da tabela.

Análise tática

Renato Gaúcho, que não pôde ficar a beira do campo comandando da equipe, já que obedece uma punição imposta pelo STJD por 60 dias, foi substituído pelo auxiliar, Alexandre. O Fluminense atuou no 4-3-1-2, com David alternando entre defesa e ataque no meio-campo. A dupla Somália e Rodrigo Tiuí, que já não surte efeito há várias rodadas, foi mantida.

Já Celso Roth inovou na escalação e implantou um 3-4-2-1, com Darío Conca e Marcelinho apoiando constantemente, e servindo o artilheiro Leandro Amaral. Sem Andrade, expulso contra o Náutico, Roth contou com a volta do volante Perdigão, que também cumpriu suspensão por cartão vermelho recebido na rodada retrasada, contra o Sport.

O jogo

As duas equipes, apesar de buscarem constantemente o ataque, não criavam chances claras de gol. A melhor delas foi aos 31, quando Leandro Amaral, de falta, acertou uma pancada no travessão. Sempre parando no gostinho de ‘quase’, Conca mudou o retrato da partida: Aos 37, ele tabelou com Leandro Amaral e chutou fraco. A bola fez uma curva e enganou Fernando Henrique, que engoliu um frango sensacional: Vasco 1 a 0.

O Fluminense não mostrava uma reação imediata, e só veio chegar ao gol do Vasco aos 44 minutos, quando Thiago Neves arriscou da intermediária e Sílvio Luiz fez ótima defesa: Fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Renato Gaúcho, das cabines, ordenou que Alex Dias entrasse no lugar de Rodrigo Tiuí. A alteração surtiu efeito, e Alex Dias perdeu a chance de empatar, quando chutou pra fora.

Porém, aos 28 minutos, Renato lançou Cícero e Soares nas vagas de Rafael e David. As alterações deram certo, e no desespero, Cícero marcou de cabeça, fechando o placar em 1 a 1.

Destaques

Darío Conca, após realizando partidas como coadjuvante, foi o principal destaque do clássico pelo lado do Vasco. Sempre muito objetivo e, de quebra, ainda marcou gol. Pelo lado do Flu, destaco Thiago Silva, sempre seguro no setor defensivo, e mostrando que merece, enfim, uma vaga na seleção brasileira.

Próximos jogos

Vasco e Fluminense jogam fora de casa, contra Grêmio e Sport, respectivamente.

Nenhum comentário: