domingo, 2 de setembro de 2007

Grêmio, com três gols de Tuta, vence o Botafogo e respira

Share |

Por Gabriel Seixas


Nem Dodô, nem Marcel. O atacante Tuta, em guerra com a torcida, se redimiu e marcou os três gols da vitória do Grêmio contra o Botafogo, por 3 a 0. Com a vitória, o tricolor gaúcho, mesmo com a vitória, não passou do sétimo lugar, porém encostou no G-4, agora com 35 pontos. Já o Botafogo, 4º colocado, tem os mesmos 38 e, mesmo com a derrota, não deixou o grupo dos quatro melhores, por causa das derrotas de Palmeiras e Santos.

Análise tática

Mano Menezes inovou na escalação gremista. Mesmo não tendo a unanimidade de torcedores e cronistas, o técnico escalou Tuta e Marcel no ataque, dois centroavantes. Tcheco e Diego Souza foram os encarregados de municiar os dois atacantes.

Já o técnico Cuca não tinha cinco titulares a disposição: Juninho, Túlio, Leandro Guerreiro, Luciano Almeida e Zé Roberto. Com isso, jogadores como Jouglê e Moreno ganharam oportunidades. Alessandro, Diguinho e Renato Silva também figuraram na equipe titular.

O jogo

O Grêmio, buscando aproveitar o ponto fraco do Botafogo e ao mesmo tempo o seu ponto forte, buscava fazer jogadas pelas pontas, explorando bastante o jogo aéreo. Em dois deles, Marcel e William exigiram duas ótimas defesas de Max. O Bota, com um time cheio de improvisações e novidades, pouco chegou ao gol de Saja (foram apenas dois chutes a gol em toda a partida). Em um deles, Renato Silva cabeceou e o goleiro argentino fez um milagre, espalmando a bola.

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio voltou mais ligado e aproveitando bastante o lado direito do setor defensivo do Botafogo, composto por Joilson e Alessandro. Diego Souza, pra variar de cabeça, parou na muralha chamada Max. Porém, em 12 minutos, o artilheiro gremista Tuta marca três gols: Aos 21, ele aproveita escanteio cobrado por Tcheco e abre o placar. No segundo, Tcheco chuta e Max espalma para o ar. Na volta, Tuta cabeceia e faz o segundo. O terceiro veio num lançamento curto de Diego Souza, fazendo o atacante entrar em profundidade e marcar o gol da vitória gremista. Tuta marcara seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro.


Destaques

Como não poderia deixar de ser, Tuta foi o destaque gremista na partida. Em quesitos técnicos, Tcheco foi o melhor do Grêmio. Pelo Botafogo, um time apático, que teve como destaque o goleiro Max, sem dúvida alguma, mostrando que está numa fase esplendora, apesar dos três gols sofridos.

Próximos jogos

O Grêmio recebe o Vasco, no Olímpico, enquanto o Botafogo, na Quinta-Feira, joga no Maraca contra o Palmeiras, num duelo de 'seis pontos.'

Nenhum comentário: