terça-feira, 9 de outubro de 2007

3º Lugar: Romário- Paixão e Ódio

Share |
Por Bruno Candal

Uma paixão começa muitas vezes de maneira inexplicável... Não sei o motivo pelo qual decidi sentar em frente a TV, estava na casa da minha avó... devia estar cansado de tanto correr e fui ver o jogo com meu avô. Brasil x Uruguai decidindo uma vaga na Copa do Mundo de 1994. Não conhecia nenhum jogador de futebol... Mais um em especial estava encantando não só a mim, mais a todos os brasileiros, seu nome: Romário de Souza Faria. Provavelmente se eu não tivesse visto aquela partida com AQUELE jogador em campo futebol para mim o futebol não seria essa paixão. Apartir deste dia começei a me interessar e ver algumas partidas. A Copa do Mundo 94 foi especial, eu com 8 anos torci muito pelo meu ídolo, comemorava seus gols correndo pela Vila e sacaneando meu primo que gostava do Bebeto, entrei em escolinha de futebol por sua causa, chutava bolas na parede pensando ser Romário.

Romário decide voltar para o Brasil, mais exatamente para o Rio de Janeiro, eu me enchi de esperanças, meu ídolo jogando no meu time de coração(Vasco) era tudo o que eu queria ver. Depois de inúmeras expeculações Romário acaba indo parar na Gávea, eu não consegui entender como ele tinha feito isso comigo, a idolatria acabou nesse instante. A festa que foi feita me deixou ainda mais revoltado, os Flamenguistas riam dos Vascaínos por terem o melhor do mundo em seu time. No primeiro clássico Vasco x Flamengo o Baixinho marrento manda a torcida Vascaína levar lenços para o Maracanã para enchugar as lágrimas, o respeito se transformou em ódio. Cumprindo sua promessa Romário faz o gol e manda a torcida do Vasco calar a boca e enchugar as lágrimas. Romário acabou para mim neste dia. O Flamengo fracassou neste ano, o que me motivou ainda mais a ofender o Baixinho. Passei anos odiando ele, chamando de bichado e afirmando que ele só sabia fazer gol na banheira. Seus lindos gols eram ignorados por mim.

o Final de 99 Romário surge no VAsco... odiei e amei ao mesmo tempo, mais seus tempos de Flamengo ainda estavam na minha mente, e o sentimento de revolta foi grande, mais eu sabia o que ele poderia fazer. Logo ele tratou de me fazer esquecer os quase 5 anos na Gávea. O talento dele me encantou mais uma vez. O ano de 2000 foi incrivel, mesmo sem o carinho da torcida Romário com 34 anos fez gol de tudo que é jeito, levando o VAsco a ser Campeão Brasileiro e da Mercosul. Meu ódio sumiu e o respeito pelo Baixinho voltou. Romário sai do Vasco e vai para o Fluminense. O papel dele estava feito para mim, passei a admirar novamente seu futebol, sempre que via os jogos do Flu ficava esperando uma jogada para encantar meus olhos. No Início de 2005 e ele acaba voltando, decadente, mais como o time do Vasco estava mais decadente que ele não reclamei, foi um ano difícil e Romário era visto poucas vezes nos treinos, muitos acusavam ele de ser dono do time. O Baixinho calou a boca mais uma vez dos críticos, foi artilheiro do Brasileiro com 39 anos, jogando menos de 75% das partidas. Voltei a questionar Romário em 2006, ficava revoltado como ele usava meu clube de coração para bater seus recordes pessoais, o Vasco faz uma campanha ridicula no primeiro semestre e ele vai embora para os EUA. Em 2007 volta ao Vasco, mais uma vez para minha desgraça, continua usando o clube para atingir suas metas, o Vasco faz um primeiro semestre mediocre como no ano anterior. Romário finalmente atinge sua meta... o tão sonhado miléssimo gol, e sua motivação agora já não é mais a mesma. O tempo está se esgotando para ele, jogará quem sabe umas 3 partidas e vai parar, deixando um enorme vazio nas tardes de domingo no Maracanã e também no corações dos amantes do futebol que sabem que só ele pode proporcionar lances geniais em tão pouco espaço. Quando ele parar todos nós sentiremos esse vazio, alguns mais que outros, vamos nos lembrar de seus lances com grande saudade do MITO da pequena área.

Nenhum comentário: