sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Liga Europa agita o velho continente na quinta-feira

Share |

Por Gabriel Seixas

Para saciar o gostinho de “quero mais” depois de uma rodada encerrada da Champions League, nada melhor que acompanhar outra competição tradicional e importante na Europa, a Liga Europa. Como de costume, rodada cheia, com 24 jogos e alguns destaques, com enfoque principal para mais uma goleada do atual campeão, o Shakhtar Donetsk, por 4 a 1 com direito a gols de brasileiros. Confira um resumo dos 12 grupos que encerraram a sua segunda de seis rodadas nesta fase de grupos.

Grupo A

O favorito do grupo, o Ajax, ainda não conseguiu vencer. Dessa vez o time chegou perto, contra o Anderlecht, e mesmo jogando com um a mais, permitiu o empate por 1 a 1. Rommedahl deixou os holandeses na frente aos 28 do segundo tempo. Com van Damme expulso pelos belgas, a situação parecia controlada. Mas o Anderlecht foi valente, e a cinco minutos do fim, empatou com Legear.

Enquanto o Ajax não embala, quem aproveita é o Dinamo Zagreb, que venceu a primeira. Fora de casa, os croatas atropelaram o FC Timisoara, por 3 a 0. Badelj, no primeiro tempo, marcou o primeiro gol. O brasileiro Sammir e Pedro Morales completaram a vitória.

Classificação:

1º Anderlecht - 4
2º Dinamo Zagreb - 3
3º Ajax - 2
4º FC Timisoara – 1

Grupo B

Um dos principais atrativos do grupo, o Valencia venceu a primeira na competição. O time protagonizou um ótimo jogo contra o Genoa, jogou melhor, e venceu por 3 a 2. Floccari colocou os italianos na frente, deixando-os em vantagem para o intervalo. Os espanhóis acordaram, e marcaram com David Silva e Zigic, este que volta a figurar no time principal do Valencia. Kharja, de pênalti, empatou para o Genoa. Mas a boa atuação do Valencia foi coroada com David Villa, que entrou no segundo tempo, e cobrou o pênalti da vitória.

Apesar da vitória do Valencia, quem lidera o grupo é o Lille, que goleou o Slavia Praga, fora de casa, por 5 a 1. O resultado surpreendente foi de virada. Belaid, cobrando pênalti, colocou os tchecos em vantagem. A reação veio apenas no segundo tempo: Suchy, contra, e Frau viraram com 26 minutos da etapa final. Nos últimos cinco minutos, mais três gols: Gervinho marcou dois deles, e no intervalo deles, Souquet fez outro para o Lille.

Classificação:

1º Lille - 4
2º Valencia - 4
3º Genoa - 3
4º Slavia Praga – 0

Grupo C

O Hamburgo se recuperou em grande estilo após a derrota para o Rapid Viena na rodada passada, goleando o Hapoel Tel-Aviv, em casa, por 4 a 2. Poderia ter sido mais fácil: Berg, com 12 minutos, deixou o HSV com uma vantagem de 2 a 0. Shechter diminuiu para o Hapoel, mas ainda no primeiro tempo, o holandês Elia aumentou para o Hamburgo. Yeboah diminuiu, recolocando os israelenses no jogo. Zé Roberto teve a chance de tranqüilizar o Hamburgo novamente, mas desperdiçou um pênalti. Ele se redimiu 12 minutos depois, marcando o quarto e derradeiro gol.

O surpreendente Rapid Viena manteve a liderança do grupo. O time jogou fora de casa contra o Celtic, e segurou um empate em 1 a 1. Logo aos quatro minutos, os austríacos deram as caras com um gol de Jelavic. Mas McDonald não demorou muito para empatar para o Celtic, após saída de bola errada dos austríacos. Os escoceses se complicaram bastante, ainda no início da competição.

Classificação:

1º Rapid Viena - 4
2º Hamburgo - 3
3º Hapoel Tel-Aviv - 3
4º Celtic – 1

Grupo D

Poucos gols na rodada do Grupo D: apenas um em duas partidas. Diga-se de passagem, valeu por vários: o gol foi de Adrien Silva, num chute de fora da área de perna esquerda. Ele ainda foi expulso na vitória do Sporting por 1 a 0 sobre o Hertha Berlim. O jogo foi muito ruim, as duas equipes ficaram devendo futebol.

Quem também ficaram devendo futebol foram Ventspils e Heerenveen, que empataram em 0 a 0. Os times seguem no calvário, ainda sem vitórias. Ao menos os letões somam dois pontos, e estão momentaneamente na zona de classificação para a próxima fase.

Classificação:

1º Sporting - 6
2º Ventspils - 2
3º Heerenveen - 1
4º Hertha Berlim – 1

Grupo E

Roma e Fulham, os favoritos do grupo, venceram a primeira na competição. Os ingleses, novamente com time misto, derrotaram o Basel em casa por 1 a 0. O capitão Murphy fez o gol da vitória, e só não foi mais porque o goleiro Constanzo salvou os suíços.

No outro jogo, a Roma venceu fácil o CSKA Sofia, em casa, por 2 a 0. Sem Totti, poupado, Okaka e Perrotta, em 20 minutos, deram a vitória aos romanos, que continuam fora da zona de classificação do grupo. E só não foi mais porque os italianos foram displicentes em muitos momentos, satisfeitos com o placar.

Classificação:

1º Fulham - 4
2º Basel - 3
3º Roma - 3
4º CSKA Sofia – 1

Grupo F

O equilibrado Grupo F teve como único vencedor o Panathinaikos, que superou o Dinamo Bucareste, fora de casa, por 1 a 0. Karagounis, a dez minutos do fim, fez o gol decisivo – por sinal, num lindo chute rasteiro de fora da área. Niculescu ainda perdeu um pênalti para os romenos.

A decepção ficou por conta do Galatasaray, que só empatou em casa com o Sturm Graz por 1 a 1. Beichler, no último minuto do primeiro tempo, marcou para o Graz. O artilheiro Baros empatou no segundo tempo, mas a equipe de Elano não teve competência para virar.

Classificação:

1º Galatasaray - 4
2º Panathinaikos - 3
3º Dinamo Bucareste - 3
4º Sturm Graz – 1

Grupo G

Se recuperando da derrota em casa para o Salzburg, a Lazio goleou o Levski Sofia, fora de casa, por 4 a 0. Em fase não muito boa na temporada, os italianos marcaram ainda no primeiro tempo com o brasileiro Matuzalém e Zárate. Na etapa final, o francês Meghni, chamado no início da carreira de “novo Zidane”, e Rocchi, driblando o goleiro antes de concluir, completaram a goleada.

Já o Salzburg mostrou que não veio a competição à passeio, e derrotou outro favorito no seu grupo: o Villarreal. Em casa, os austríacos venceram por 2 a 0. O arilheiro Janko, completando uma cobrança de falta de muito longe, abriu o placar. Tchoyi, no segundo tempo, completou a surpreendente vitória com autoridade.

Classificação:

1º Salzburg - 6
2º Lazio - 3
3º Villarreal - 3
4º Levski Sofia – 0

Grupo H

Outro grupo com pouquíssimos gols foi este, que teve apenas um brasileiro decidindo a parada. Foi o meio-campista Alex, que marcou aos oito do segundo tempo o gol da vitória do Fenerbahçe sobre o Sheriff, da Moldávia.

Já o Steaua segurou o Twente, líder do grupo, em jogo fora de casa. Os romenos empataram em 0 a 0, num jogo de pouquíssimas emoções.

Classificação:


1º Twente - 4
2º Fenerbahçe - 3
3º Steaua - 2
4º Sheriff – 1

Grupo I

Uma das poucas zebras da rodada, o AEK derrotou em casa o Benfica por 1 a 0, recuperando-se da goleada sofrida na primeira rodada. Os portugueses jogavam melhor, e até colocaram bola na trave, mas os gregos foram mais eficientes e marcaram com Majstorovic.

Quem aproveitou foi o Everton, que ganhou o segundo jogo seguido. A vítima foi o BATE Borisov, este que perdeu em casa por 2 a 1. Sem mais da metade do time titular, os ingleses começaram perdendo, com um golaço de Liktarovich, aos 16 minutos. No segundo tempo, o belga Fellaini empatou, e aos 32 do segundo tempo, Tim Cahill fez o gol da vitória dos Toffees.

Classificação:

1º Everton - 6
2º Benfica - 3
3º AEK - 3
4º BATE Borisov – 0

Grupo J

Quem roubou a cena, pra variar, foi o atual campeão Shakhtar Donetsk. Em casa (por sinal, no seu belíssimo estádio novo), os ucranianos não tomaram conhecimento do Partizan, e golearam novamente por 4 a 1. Lomig, contra, e o brasileiro Luiz Adriano deixaram o Shakhtar em vantagem no primeiro tempo. Outro brasileiro, Jádson, tocando por cima do goleiro, e Rakitskiy construíram a goleada, que só não foi mais bonita porque Ljalic descontou para os sérvios, a dois minutos do fim.

O Toulouse, da França, não confirmou o favoritismo e só empatou com o Club Brugge, em casa, por 2 a 2. Akpala, no início do segundo tempo, marcou um golaço para o Brugge. Dois minutos depois, Sissoko respondeu e empatou o jogo. Aos 38 minutos, o artilheiro Gignac fez o seu primeiro gol na competição, e o da virada do Toulouse na partida. Parecia o gol decisivo, mas Perisic, aos 48 do segundo tempo, empatou o jogo, para frustração dos franceses e êxtase dos belgas.

Classificação:

1º Shakhtar Donetsk - 6
2º Toulouse - 4
3º Club Brugge - 1
4º Partizan - 0

Grupo K

Em um jogo sem muitos holofotes, o Kobenhavn venceu o Sparta Praga, em casa, pelo placar mínimo. O gol da vitória foi de N’Doye, aos 25 do primeiro tempo. O resultado faz o time conquistar seus primeiros pontos na Liga Europa.

No outro jogo, o PSV se recuperou do decepcionante empate na estréia e venceu, pelo placar mínimo, o CFR Cluj em casa. O bom meio-campo Bakkal, logo com oito minutos, fez de cabeça, o primeiro e único gol do jogo.

Classificação:

1º PSV - 4
2º CFR Cluj - 3
3º Kobenhavn - 3
4º Sparta Praga – 1

Grupo L

Em um dos jogos mais aguardados da rodada, o Werder Bremen venceu muito bem o Athletic Bilbao por 3 a 1, e assumiu a liderança isolada do grupo. Hunt, aos 18 minutos, fez um bonito gol de primeira. Pouco mais de 40 da primeira etapa, o brasileiro Naldo ampliou para o Werder. No minuto final do segundo tempo, Llorente fez o gol dos bascos. No minuto seguinte, Frings, de pênalti, só confirmou a vitória dos Papagaios alemães.

No outro jogo, Austria Viena e Nacional empataram em 1 a 1. Micael colocou os portugueses em vantagem, depois que Acimovic perdeu pênalti para os austríacos. No segundo tempo, o brasileiro Schumacher evitou nova derrota do Viena, empatando o jogo.

Classificação:

1º Werder Bremen - 6
2º Athletic Bilbao - 3
3º Nacional - 1
4º Austria Viena - 1

Nenhum comentário: