sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sul-Americana: Cariocas representarão o Brasil nas quartas-de-final

Share |

Por Gabriel Seixas

A tese de que a Sul-Americana é uma competição à parte em relação ao Campeonato Brasileiro ficou ainda mais evidenciada neste meio de semana. Enquanto os cariocas vivem situação delicada no Brasileirão, dois deles são os únicos representantes do nosso país na fase seguinte (quartas-de-final) da Sul-Americana: Botafogo e Fluminense. Todos os outros três que ainda estavam na disputa, Vitória, Internacional e Goiás, foram eliminados.

Então vamos começar pelos brasileiros que deram adeus à competição: o Vitória não conseguiu reverter a goleada sofrida pelo River Plate no jogo de ida, e no Barradão, só empatou em 1 a 1. O time só marcou seu gol aos 41 minutos do segundo tempo, com Elkeson. Sem chances de passar de fase, o time ainda sofreu o empate, com gol marcado por Córdoba – que marcou, em dois jogos, três gols no time baiano.

O Internacional permanece com seu jejum recente de vitórias. O time somou seu quinto jogo sem vencer, e pior: acumulou mais uma derrota, desta vez para a Universidad de Chile, por 1 a 0. Como o jogo de ida foi 1 a 1, o colorado precisava marcar gols, mas acabou mesmo levando, mais precisamente de Olivera.

O único time brazuca que se despediu da competição com vitória foi o Goiás. Os esmeraldinos haviam perdido por 2 a 0 para o Cerro Porteño, fora de casa, no primeiro jogo. Jogando em Goiânia, o time venceu por 3 a 1, e deixou a Sul-Americana por ter sofrido um gol em casa. O time começou bem, com gol de Felipe. Mas sentiu o baque da expulsão do volante Everton Hora, antes do intervalo. Acabou sofrendo o empate, com Recalde. Felipe, aos 26, e Léo Lima, aos 34, deram esperanças aos torcedores, já que só faltava mais um gol para a classificação. Mas ficou por aí.

Pra salvar a rodada, Fluminense e Botafogo avançaram de fase. Os tricolores receberam o Alianza Atlético, do Peru, e suaram para golear por 4 a 1. Valverde, de pênalti, marcou para os peruanos. Antes do intervalo, o mesmo jogador se envolveu em briga com Luiz Alberto, e os dois deixaram o campo mais cedo. Antes disso, Conca já havia empatado pro Flu. No segundo tempo, Alan virou o jogo, recolocando os tricolores na fase seguinte da competição. Com as expulsões de Mori e Farfán, o Flu nem suou muito para marcar mais dois gols, por intermédio de Adeílson, que finalmente desencantou.

O Botafogo viveu um dia totalmente inverso ao do Goiás. Perdeu do Emelec por 2 a 1, mas passou de fase. André Lima, logo aos seis minutos, deu alegria a torcida que compareceu em pouquíssimo número ao Engenhão, abrindo o placar. No segundo tempo, os irmãos Quiñonez ainda viraram o jogo, mas não foi suficiente para o Emelec, do Equador, que ainda precisava de mais dois gols para passar de fase.

Nos outros jogos, o San Lorenzo novamente venceu o Cienciano, dessa vez por 2 a 0, fora de casa, e passou de fase. González e Rovira fizeram os gols. O Lanús não conseguiu reverter a goleada sofrida pela LDU por 4 a 0 na ida, e só empatou com os equatorianos em 1 a 1. O artilheiro Bieler abriu o placar pra LDU, e Salcedo empatou, mas o Lanús tinha apenas 14 minutos para marcar quatro gols e passar de fase.

Por fim, o jogo mais emocionante da rodada, protagonizado por Unión Espanhola, do Chile, e Vélez Sarsfield, da Argentina. Os argentinos haviam vencido na ida por 3 a 2, mas foram surpreendidos quando Canales deixou o Unión com uma vantagem de 2 a 0 para o intervalo. Se eles tinham Canales, o Vélez tinha Caruso. Ele entrou em ação no segundo tempo, marcando dois gols que devolveram a classificação ao Vélez.

Confira os jogos das quartas-de-final:

Cerro Porteño-PAR x Botafogo

Universidad de Chile x Fluminense

Vélez Sarsfield-ARG x LDU de Quito

River Plate-URU x San Lorenzo-ARG

Nenhum comentário: