sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016: Os Jogos Olímpicos serão aqui!

Share |

Por Gabriel Seixas e Leonardo Martins

A expectativa de vermos o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olimpíada era grande. O Rio de Janeiro tinha adversários fortes na candidatura, como Chicago, Tóquio e Madri. Mas todos estes ficaram pra trás. As Olimpíadas serão no Brasil, pela primeira vez na história! Contamos com um fortíssimo “apoio popular” (que, para deixar claro, os que se dizem sensatos fatalmente temiam, ou temem, a realização dos jogos no nosso país), e isso, sem dúvida, foi determinante na escolha.

Copenhague, lugar do anuncio e da votação dentro de um Congresso do Comitê Olimpico Internacional (COI), teve um dia especial com o anúncio da sede, pois alguns dos mais importantes lideres mundiais estiveram defendendo as candidaturas de suas cidades. O presidente do Brasil, Lula, para defender a candidatura carioca. O Rei da Espanha, Juan Carlos, também compareceu para ajudar na candidatura de Madri. O premier japonês, Yukio Hatoyama, para contribuir com a de Tóquio. Mas a mais aguardada presença e que causou certo furor em Copenhague foi a do presidente dos EUA, Barack Obama, que foi ajudar a candidatura de Chicago, que era considerada uma das favoritas.

A realização da votação teve surpresas na primeira eliminação. Chicago, que não era tão unânime assim no apoio popular – houve até movimento contra a candidatura -, e teve de apelar de última hora pelo apoio do presidente Barack Obama, acabou sendo eliminada.

Quem também ficou pelo caminho, logo depois, foi Tóquio. O resultado não causou surpresas, afinal, os japoneses eram cotados para saírem logo na primeira eliminatória. Mais uma vez, a questão do apoio popular também pesou, e comparado a outras cidades, o projeto não era tão empolgante assim.

Então, a decisão ficou por conta de Rio de Janeiro, e Madri, que surpreendentemente, chegou a “final”. Era um adversário forte para o nosso país, afinal, os espanhóis tinham a população a favor da realização dos jogos, um projeto com mais da metade já pronto, mas tinham um fator contra: a realização das Olimpíadas de 2012 também no continente europeu, mais precisamente em Londres. A dobradinha europeia, então, não vingou. O anúncio final causou muita emoção para todas as pessoas que torciam a favor do Rio de Janeiro, sobretudo aquelas que lotaram a Praia de Copacabana.

De fato, a sensação que fica, é que dessa vez haja uma transformação tanto esportiva, quanto social no nosso país. Essa foi aposta do COI, e temos pouco menos de sete anos para corresponder às expectativas, o que é suficiente. Que dessa vez haja empenho para se fazer uma Olimpíada de verdade, e não repetir os lamentáveis desvios de dinheiro realizados no Pan-Americano de 2007. Organização é a palavra-chave. Para se resolver um problema, existem muitos outros por trás. Os jogos são feitos para a população, e ela deve ser a maior beneficiada com a realização deste.

Os Jogos Olimpicos de 2016 marcam uma década que o Brasil receberá os dois maiores eventos esportivos do mundo, já que dois anos antes, o nosso país também receberá a Copa do Mundo de Futebol.

De qualquer forma, parabéns a cidade do Rio de Janeiro, que apresentou uma candidatura fantástica e mereceu a vitória. Trata-se de um momento histórico para o esporte brasileiro, afinal, é motivo de orgulho sediar pela primeira vez uma Olimpíada. Tem tudo para ser inesquecível. Pelo menos positivamente, que é o que esperamos.

Uma geral sobre as apresentações e a votação

O dia em Copenhague começou com a apresentação da candidatura americana. Chicago mostrou que poderia receber os jogos devido ao poderio financeiro norte-americano. Mas o destaque da apresentação foi o discurso da primeira dama dos EUA, Michelle Obama, que lembrou com emoção de seu pai, portador de esclerose múltipla. Barack fez um discurso comum. A apresentação não convenceu muito aos espectadores.

Depois de Chicago veio Tóquio, que se baseou no fato dos jogos se realizarem integralmente em um raio de 8km. Uma apresentação muito técnica, porém fria e que não animou muito os membros do COI.

Por volta das 7h20 da manhã (horário de Brasília) começou a apresentação do Rio. A Candidatura carioca teve uma boa presença de gente famosa do meio político e esportivo. Foram a Dinamarca nomes consagrados como Pelé, o nadador Cesar Cielo, o escritor Paulo Coelho, o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, o Prefeito da cidade, Eduardo Paes.

A apresentação, que mostrou todas as características do povo carioca e brasileiro, teve belíssimos filmes dirigidos pelo premiadíssimo Fernando Meirelles chamando a atenção para a união do povo brasileiro e para a facilidade do povo em acolher todos. Além disto, não poderia faltar as maravilhas naturais do Rio que foram exaltadas no vídeo.

Durante a apresentação discursaram, defendendo o Rio, o presidente de honra da FIFA e membro do COI

, João Havelange, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e a medalhista de bronze nas últimas Olimpíadas, Isabel Swan, além dos já citados Sérgio Cabral e Eduardo Paes. Todos disseram em seus discursos que o Rio está preparado para receber os jogos. O Presidente Lula em seu discurso ressaltou que não só o Rio vai ganhar com a realização dos jogos, mas todo o continente sul-americano. “Essa Olimpíada será importante para os 400 milhões de habitantes que vivem no continente“, falou Lula. No aspecto técnico, a candidatura se baseou no fato de todos os esportes serem disputados dentro do município e que o legado do Pan será usado nos Jogos Olímpicos.

Ao final da apresentação, a delegação brasileira saiu confiante na vitória após a bela apresentação feita e muito emotiva. Mas ainda faltava Madri se apresentar. Madri contou com a presença do tenista e ex-número 1 do mundo, Rafael Nadal. Os espanhóis se basearam no fato de 80% de tudo que precisava para a realização dos jogos já estar pronta hoje.

Enfim chegou a hora da votação. Na primeira rodada, muito equilíbrio e para a surpresa de todos, Chicago foi eliminado. Na segunda, Tóquio foi eliminado. Sobraram para a final, Rio e Madri. Mas as belezas naturais falaram mais alto e o Rio ganhou com folgas.

Votações: Cidade (número de votos)

1ª Rodada: Madri (28), Rio (26), Tóquio (22) e Chicago (18) – Chicago fora

2ª Rodada: Rio (46), Madri (29) e Tóquio (20) – Tóquio fora

Final: Rio (66) e Madri (32)

Nenhum comentário: