domingo, 22 de novembro de 2009

Flamengo empata com Goiás e desperdiça chance de alcançar a liderança

Share |

Por Gabriel Seixas

Dependendo apenas de si para assumir o 1º lugar no Brasileirão, o Flamengo tentou, mas não conseguiu superar o ferrolho do Goiás e empatou sem gols no Maracanã. A torcida compareceu em peso, deu show com o mosaico que anunciava ‘A maior torcida do mundo faz a diferença’, mas de nada adiantou. Antes da bola rolar, a combinação que o Flamengo queria para depender apenas de si deu certo. O Palmeiras perdeu na quarta-feira, e o São Paulo havia perdido minutos antes para o Botafogo. Sem repetir as boas atuações das outras partidas, o time não mereceu a vitória, e não a conquistou. Com o empate, o Fla segue na vice-liderança, com 61 pontos, a 1 do líder São Paulo. O Goiás, que no momento está em 9º com 51 pontos, será fundamental na briga pelo caneco. Empatou com o Flamengo hoje, e na próxima rodada, recebe o São Paulo. O inimigo de hoje pode ser o aliado de amanhã.

Andrade não pôde contar com o volante Maldonado, que ficará fora até o início da próxima temporada. Toró, nome de confiança da torcida rubro-negra, compôs o meio-campo. Já pelo lado do Goiás, o discurso era de jogar por si e nada mais do que isso, mesmo sem pretensões na competição. Com apenas um atacante na frente, o ferrolho foi montado. E deu certo.

O Flamengo tinha claras dificuldades para superar o ferrolho esmeraldino, muito pela falta de inspiração. O Goiás, aproveitando-se disso, soube chegar bem na frente e levou perigo a Bruno. Na primeira grande chance, aos 18 minutos, Fernandão matou no peito e arriscou pro gol, mas o goleiro rubro-negro espalmou bem.

Pouco depois, Petkovic respondeu à altura pelo Fla: tentou acertar uma cobrança de falta no ângulo, mas por capricho, a bola não entrou. Mas o maestro rubro-negro não esteve bem em campo, e o time sentiu muito sua ‘ausência’.

Perigo mesmo levava o Goiás. O trio Iarley, Fernandão e Léo Lima envolvia de forma surpreendente a defesa rubro-negra nos contra-ataques, e antes do intervalo, o Goiás por pouco não abriu o placar. Léo Lima recebeu bem e tocou colocado, no ângulo, mas Bruno fez outra grande defesa. O cenário estava a favor do Flamengo, mas quem jogava com mais eficiência era o Goiás. A torcida certamente agradeceu a chegada do intervalo.

Ciente de que precisava jogar o que sabe para vencer, o Fla ensaiou uma reação aos dois minutos. Willians arriscou de fora da área, mas Harlei defendeu bem. Minutos depois, foi a vez de Vitor levar perigo a defesa flamenguista, sempre nas costas de Juan, que colecionou outra partida apagada com a camisa do time carioca.

Mas Juan também acertou jogadas, e aos 10 minutos, criou uma ótima chance. Ele tocou para Petkovic, que tentou acertar um chute no ângulo de Harlei. Na tentativa de cortar a finalização, Rafael Tolói mandou de cabeça e por pouco não marcou contra.

A blitz do Flamengo continuou a todo vapor. Aos 21 minutos, um lance que mexeu com a torcida rubro-negra, que ficou com o grito de gol entalado. Petkovic recebeu ótimo passe de Adriano e chutou pro gol, mas Harlei defendeu muito bem. No rebote, Adriano ganhou na força e também arriscou, mas a bola bateu na zaga.

Com Kléberson e Fierro nos lugares de Willians e Petkovic, o ritmo caiu, porém mesmo assim o Fla ainda criou nova chance, aos 35 minutos. Fierro cruzou rasteiro, a bola passou por todo mundo e chegou a Adriano, que livre, mandou pra fora a oportunidade de colocar o Flamengo na liderança.

Depois disso, o que se viu foi um cenário de desespero, com direito a Bruno indo pra área tentando uma cabeçada. O dia não era do Flamengo, e o zero não saiu do placar. E para o sonho continuar, não depende apenas de suas forças. O Goiás pode ser um aliado fundamental na próxima rodada, quando o esmeraldino recebe o São Paulo. Caso não seja, certamente será o carrasco do Flamengo de 2009.

Classificação (após 36 rodadas):

1º São Paulo - 62
2º Flamengo - 61
3° Internacional – 59 (17 vitórias)
4º Palmeiras – 59 (16 vitórias)

5º Atlético-MG - 56
6º Cruzeiro - 56
7º Avaí - 53
8º Grêmio - 52
9º Goiás - 51
10º Corinthians - 49
11º Barueri – 48 (12 vitórias, saldo 9)
12º Santos - 48 (12 vitórias, saldo 1)
13º Vitória - 47
14º Coritiba – 44 (12 vitórias, saldo -9, 46 gols marcados)
15º Atlético-PR - 44 (12 vitórias, saldo -9, 40 gols marcados)
16º Botafogo – 44 (10 vitórias)
17º Fluminense - 42
18º Santo André – 38 (10 vitórias, saldo -14)
19º Náutico – 38 (10 vitórias, saldo -20)
20º Sport - 31

Penúltima rodada da Série A:

Domingo - 17:00 (Horário de Brasília)

Corinthians x Flamengo
Palmeiras x Atlético-MG
Santo André x Náutico
Atlético-PR x Botafogo
Grêmio x Barueri
Fluminense x Vitória
Goiás x São Paulo
Sport x Internacional
Cruzeiro x Coritiba
Avaí x Santos

Nenhum comentário: