quinta-feira, 29 de abril de 2010

Liga Europa – Jogos de volta da semifinal

Share |

Por Gabriel Seixas

- Fulham e Atlético de Madrid farão a surpreendente final da Liga Europa no dia 12 de Maio, na HSH Nordbank Arena, em Hamburgo. A definição dos finalistas foi nesta quinta-feira, onde o Fulham superou o Hamburgo, e o Atlético de Madrid eliminou o Liverpool.

- De virada, o Fulham derrotou o Hamburgo por 2 a 1 em Craven Cottage e garantiu presença na final da competição. Mesmo fazendo campanha apenas razoável na Premier League, os Cottages tiveram um desempenho irretocável na reta final, principalmente jogando em casa, onde já havia superado forças como Shakhtar Donetsk (atual campeão), Juventus e Wolfsburg. Hoje, fez mais uma vítima.

- Precisando vencer para se classificar, pois havia empatado na ida por 0 a 0, na Alemanha, o Fulham demorou a se encontrar no jogo. Os wingers Duff e Gera não pareciam estar nos seus melhores dias, e a batalha isolada de Zamora lá na frente parecia insuficiente para que o Fulham atingisse seus objetivos. O Hamburgo, que não foi nenhum exemplo de futebol bonito, ao menos foi competente e saiu em vantagem para o intervalo. Petric, cobrando falta, marcou um golaço, contando com a ajuda do goleiro Schwarzer – que não se esforçou ao máximo para defender a cobrança do croata.

- Na etapa final, o Fulham voltou melhor. Não era pra menos, pois aquela altura, apenas dois gols manteriam o time inglês na briga pela competição (isso se não tomasse nenhum). Aos 24 minutos, o Fulham empatou com estilo. Davies recebeu lançamento na área, deu um “mini-chapeu” em Demel e concluiu a gol. Golaço!

- No melhor clima de dramaticidade, os ingleses conseguiram a virada aos 30 minutos da etapa final. Após cobrança de escanteio, a zaga do Hamburgo falhou e a bola sobrou no pé de Gera, que de frente pra Rost, tocou pras redes e foi pra galera. A euforia da torcida tomou conta de Craven Cottage, o principal aliado do Fulham nesta difícil (e surpreendente) batalha em busca da conquista da Liga Europa.

- A dupla Gera – Zamora também tem uma grande parcela no sucesso do time. Ambos marcaram 6 gols até aqui, e participaram de bem mais da metade dos gols do time na campanha na Liga Europa. Mas é bom destacar: o segredo dos ingleses é justamente o conjunto. Ao Hamburgo, resta se lamentar por não ter a oportunidade de disputar a final da competição em casa. Ao menos, literalmente, os alemães verão a grande decisão de camarote.

- No outro duelo, o Atlético de Madrid largou na frente do Liverpool no jogo da ida (1 a 0), mas também acabou se classificou de forma dramática. Isso porque os Reds foram amplamente melhores nos primeiros 90 minutos, e ainda no primeiro tempo, abriram o placar com Aquilani. O italiano, que desde quando chegou ao clube não conseguiu uma regularidade de jogos, recebeu cruzamento de Benayoun da direita e concluiu pras redes.

- O resultado fez com que as duas equipes buscassem o gol, pois aquele resultado levava a partida para a prorrogação. Apesar dos esforços, os primeiros 90 minutos terminaram mesmo 1 a 0 para os Reds. Na prorrogação, a torcida em Anfield explodiu de vez. Benayoun recebeu lançamento de Lucas e marcou o segundo gol dos donos da casa.

- O regulamento permitia ao Atlético de Madrid avançar de fase se marcasse um gol fora de casa, ainda que o jogo estivesse na prorrogação. Valendo-se do regulamento, os colchoneros marcaram aos 12 minutos da primeira etapa da prorrogação. Assim como no primeiro jogo, o gol do Atlético foi novamente de Forlán.

- Apesar da leve pressão dos Reds no fim, o time sofreu com os contra-ataques do Atlético, e fechou com “chave de lata” a sua decepcionante temporada, sem nenhum título. A única expectativa do Liverpool daqui pra frente é a classificação para a Champions League do ano que vem, mas a cada rodada que passa na Premier League, a missão torna-se ainda mais impossível.

- Enfim, a decisão da UEL está entre Fulham e Atlético. Os ingleses, apesar de se mostrarem mais consistentes jogando em casa, têm total capacidade de superar os rivais num jogo único. O Atlético tem um time melhor, mas ao contrário do Fulham, não é regular. Decisão aberta na Liga Europa. 12 de Maio nos encontramos no último capítulo da edição 09/10 da segunda maior competição de clubes da Europa.

Nenhum comentário: