domingo, 20 de junho de 2010

Dinamarca elimina Camarões e classifica a Holanda no grupo E

Share |

Por Gabriel Seixas

- Neste sábado, pelo Grupo E, a Dinamarca venceu Camarões por 2 a 1, e não só eliminou os camaroneses antecipadamente do Mundial, como também classificou a Holanda, que também está no grupo.

- Para os que dizem que a defesa é o melhor ataque, pelo menos hoje os respectivos sistemas defensivos foram os melhores ataques dos adversários. Camarões e Dinamarca erraram muito defensivamente, e os dinamarqueses, que chegaram menos ao ataque, foram mais eficientes quando tiveram as oportunidades e saíram vitoriosos.

- Camarões conseguiu aquilo que, exceto Gana, vem sendo a tônica das seleções africanas na Copa: surpreender negativamente. Muito se deve ao mau relacionamento do técnico Paul Le Guen com os jogadores, que levou até mesmo ao treinador francês a promover várias mudanças táticas em relação ao onze inicial da estreia: Alexandre Song, Geremi e Emana foram as novidades, além de Eto’o jogando centralizado na frente, e não pelo flanco direito, como a imprensa e o próprio jogador reclamaram.

- Mas quem a diferença foi mesmo o dinamarquês Rommedahl. Ele deitou e rolou nas costas de Assou-Ekotto, e com uma “avenida” inteira a sua disposição, foi insinuante durante os 90 minutos. Contudo, a defesa também apresentou falhas, principalmente na saída de bola, quando proporcionou o gol de Camarões aos 10 minutos. Na área defensiva, Christian Poulsen tentou um passe curto para Jacobsen, mas entregou de presente para Webó, que escapou pela esquerda e cruzou para Eto’o completar pras redes.

- Em vantagem, os Leões Indomáveis diminuíram o ritmo, mas ainda assim incomodavam os adversários, principalmente quando Emana, o único armador do 4-3-1-2 camaronês, aparecia pro jogo. Aos 12 minutos, o meia do Betis arriscou um chute com perigo, mas foi a Dinamarca que empatou aos 33. O zagueiro Kjaer acertou um lançamento de 55 metros para Rommedahl, que escapou livre nas costas de Ekotto pela direita e cruzou açucarado para Bendtner, que de carrinho, mandou pro gol.

- A virada só não veio na etapa inicial porque o zagueiro Nkoulou salvou uma finalização de Tomasson aos 41, desviando providencialmente de cabeça. Aliás, o centroavante dinamarquês era a grande novidade na escalação, fazendo companhia à Bendtner no ataque, mas sem conseguir balançar as redes. Do outro lado, mais uma vez aproveitando saída de bola errada da Dinamarca, Emana aproveitou passe errado de Poulsen (sempre ele), costurou a zaga e rolou para Eto’o, que de canhota, bateu na trave.

- Precisando vencer, as duas equipes mexeram no intervalo. Pelo lado de Camarões, o meia Makoun, titular no último jogo e com capacidade individual suficiente para ser titular, substituiu Enoh. Na Dinamarca, Jensen substituiu o experiente Jorgensen, e o time passou a ser ainda mais incisivo nos contra-ataques. Aos 15 minutos, Rommedahl, o cara do jogo, decidiu a parada. Sem qualquer marcação de Assou-Ekotto, ele recebeu na direita, driblou Makoun com facilidade e completou no canto de Souleymane, marcando um golaço.

- Foi o gol que eliminou Camarões antecipadamente da Copa, que mantém a Dinamarca na briga por uma vaga nas oitavas-de-final, e que também premiou o jogador mais regular da seleção escandinava, Rommedahl, que conseguiu superar o bom desempenho da estreia, marcando um gol e dando uma assistência. Pelo faro de gol, Bendtner também merece destaque, assim como a dupla de zaga Agger e Kjaer, o segundo muito mais pelo lançamento no primeiro gol.

- Christian Poulsen, que proporcionou dois perigosos ataques camaroneses (incluindo o gol), ao menos foi o jogador que mais correu em campo. Pelo lado dos Leões, Eto’o foi o grande destaque, marcando gol e se movimentando muito bem, visivelmente mais a vontade jogando na sua real função. Emana poderia ter sido mais ativo no meio-campo, Webó estava com a pontaria descalibrada, e Assou-Ekotto teve atuação irreconhecível, apoiando muito mal e marcando pior ainda.

- Nem as entradas dos atacantes Idrissou e Aboubakar foram suficientes para Camarões conseguir o empate. Na melhor chance para alcançar o objetivo, Webó foi lançado pela direita, invadiu a área e bateu cruzado, mas Sorensen fez ótima defesa. Na última rodada, só uma vitória sobre o Japão garante a Dinamarca na próxima fase, enquanto Camarões é o primeiro eliminado da Copa do Mundo. A Holanda é a primeira classificada, e enfrenta os camaroneses apenas para sacramentar a liderança. Ainda estão reservadas muitas emoções para este Grupo E.

Nenhum comentário: