domingo, 27 de setembro de 2009

Série B – G-4 permanece intacto; nordestinos comandam Z-4

Share |

Por Gabriel Seixas

Pela 26ª rodada da Série B, dois times começam a se consolidar como francos favoritos a conquistar vaga antecipada para a Série A do ano que vem. O ascendente Guarani, que está mais firme do que nunca na vice-liderança, e principalmente o Vasco, que abriu seis pontos de vantagem na liderança e treze sobre o quinto colocado. Na parte de baixo, o América-RN teve a chance de sair da zona de rebaixamento, mas perdeu do ABC e está lado a lado com o rival na parte de baixo. O paraibano Campinense e o Fortaleza completam o Z-4, e também se enfrentaram nesta rodada. Melhor para os cearenses, que golearam por 3 a 0. A briga pela última vaga no G-4 também está emocionante, e ganhou um novo concorrente: O Figueirense, que com a goleada sobre o Paraná, entrou de vez na briga. Confira o tradicional resumo sobre os dez jogos da rodada:

Bragantino 3x2 Juventude

Em jogo de dois pênaltis, viradas e gol nos minutos finais, o Bragantino quebrou uma série de três derrotas consecutivas e venceu o Juventude, em casa, por 3 a 2. O primeiro tempo foi ruim, mas o Braga marcou com Diego Macedo, nos últimos cinco minutos. O frenético segundo tempo começou a pegar fogo aos 31 minutos, quando Mendes, que aos poucos reconquista seu espaço como titular no Juventude, empatou. O próprio Mendes, três minutos depois, converteu pênalti e virou. Em novo pênalti, dessa vez pro Bragantino, o estreante Frontini tratou de empatar. Com um a mais, já que Da Silva foi expulso pelos gaúchos, o Braga desempatou com Juninho, aos 43 do segundo tempo. Os paulistas, além de confirmarem a boa campanha em casa, também somam pontos importantes para se distanciar ainda mais da zona do rebaixamento. Já o Juventude continua muito próximo da zona da degola.

Ipatinga 0x0 Bahia

Ipatinga e Bahia não poderiam receber um prêmio melhor do que um 0 a 0 pelo péssimo futebol apresentado por ambos. Os times vivem momentos distintos, afinal, o Ipatinga está a três jogos sem perder, enquanto os baianos não vencem há cinco jogos, e por pouco não entraram na zona de rebaixamento nesta rodada. Ameaçado, o técnico Sérgio Guedes mantém temporariamente o comando do time.

Fortaleza 3x0 Campinense

Agora sob o comando de Roberto Fernandes, o Fortaleza resolveu o jogo nos primeiros 40 minutos de jogo, quando abriu 3 a 0 de vantagem sobre o Campinense e apenas administrou o placar até o fim do jogo. O time começou a todo vapor, e marcou logo aos 11 minutos com Luiz Carlos. Minutos mais tarde, o zagueiro Gilmak aproveitou cobrança de escanteio de Élton para ampliar. Aos 40 minutos, Cristian decretou a goleada. O Campinense não esboçou reação, mesmo porque ainda passou a jogar com um a menos na metade do segundo tempo, quando Leandro Camilo foi expulso. As equipes dividem a lanterna, ambas com 26 pontos. Os paraibanos levam vantagem no número de vitórias, oito contra sete dos cearenses.

Brasiliense 3x2 Portuguesa

Mesmo ficando por duas vezes na frente do placar, a Portuguesa vacilou, perdeu o jogo para o Brasiliense e se distanciou ainda mais do G-4. Os lusitanos começaram na frente, quando Fellype Gabriel cavou um pênalti. Polêmicas à parte, Zé Carlos converteu e abriu o placar. Moacri empatou para os candangos, mas ainda na primeira etapa, Fellype Gabriel recolocou os visitantes em vantagem. O Brasiliense foi valente, e aos 12 do segundo tempo, empatou com Gustavo. E aos 36, o meia Thiaguinho sofreu pênalti de Ygor, que recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Júlio César foi para a cobrança, e não desperdiçou. Com a vitória, o time da capital federal está apenas a um ponto da própria Portuguesa, mas continua distante do G-4.

São Caetano 0x0 Ceará

Em jogo direto pela última vaga do G-4, o São Caetano jogou ligeiramente melhor, mas o Ceará soube se fechar e segurou o empate em 0 a 0. O resultado favoreceu os cearenses, que mantiveram o 4º posto com 44 pontos. O Azulão foi ultrapassado pelo Figueirense e agora está em 6º, com 41. Na próxima rodada, o São Caetano joga novamente em casa, em outro jogo direto pelo acesso, contra o Guarani. O Ceará faz sua segunda partida consecutiva longe de seus domínios, enfrentando o Campinense, adversário difícil de ser batido na Paraíba, no estádio Amigão.

Atlético-GO 2x1 Vila Nova

O Atlético Goianiense venceu o clássico goiano da Série B contra o Vila Nova, por 2 a 1, e voltou a se firmar no G-4. Mais que o resultado, o time manteve uma invencibilidade que agora é de 13 jogos contra o Vila, além de confirmar a melhor campanha dos 20 clubes participantes jogando em casa. O maior destaque do jogo foi o goleiro Márcio, do Atlético. Além de fazer defesas importantes, ele ainda marcou o primeiro gol do jogo, cobrando falta. No segundo tempo, Antônio Carlos ampliou, mas Dida, cobrando pênalti, diminuiu. A blitz do Vila em busca do empate não deu resultado, e o Atlético manteve a vitória.

Guarani 2x1 Ponte Preta

O dérbi campineiro foi o jogo mais eletrizante da rodada. A boa fase do Guarani foi o diferencial para que o time vencesse a Ponte, por 2 a 1, num jogo de três expulsões. O Bugre começou na frente com Ricardo Xavier, mas Evando empatou para a Macaca. Antes do intervalo, Deda foi expulso pelos visitantes, mas Léo Mineiro tratou de igualar o número de jogadores dos times, quando foi expulso e deixou o Guarani com 10. O jogo continuou aberto, e foi decidido numa cobrança de falta de Fabinho, que colocou na cabeça de Bruno Aguiar, para testar pra rede e desempatar o jogo. Com o resultado, o Guarani é vice-líder e está caminhando uma das vagas para a Série A do ano que vem. A Ponte, que não vence há três jogos, continua ladeira abaixo e já está em 10º, a oito pontos do grupo de acesso.

Paraná 0x4 Figueirense

O Figueirense entrou de vez na briga por uma das vagas para a primeirona do ano que vem. Sem dó nem piedade, o time massacrou o Paraná, fora de casa por 4 a 0, assumiu a quinta posição e pode entrar no G-4 já na próxima rodada. Fernandes, de pênalti, deixou o Figueira em vantagem no primeiro tempo. Na etapa complementar, entre 11 e 13 minutos, os catarinenses marcaram com Egídio e Lucas. Com Luiz Henrique expulso pelos paranistas, Schwenck só precisou ampliar, em nova cobrança de pênalti.

Duque de Caxias 0x1 Vasco

Pressionado pela torcida, o Vasco teve um de seus jogos mais sofridos em toda a edição da Série B deste ano. O time vascaíno teve mais dificuldades que o previsto, mas conseguiu vencer o Duque de Caxias, por 1 a 0, com gol de Carlos Alberto. Como o time jogou mal na primeira etapa, não escapou das vaias dos torcedores enquanto deixava o campo para o vestiário, no intervalo. No segundo tempo o time voltou mais esperto – e eficiente -, marcando logo aos quatro minutos com Carlos Alberto, pegando rebote de um chute cruzado de Ramon. O Duque teve algumas chances, e levou perigo. Tudo porque o Vasco adotou uma postura defensiva após o gol marcado, e também quase não chegou ao gol de Vinícius. Com os três pontos, o cruzmaltino está mais líder do que nunca, com 55 pontos – nada menos que 13 pontos de vantagem sobre o quinto colocado, Figueirense, próximo adversário da equipe. O Duque permanece fora da zona do rebaixamento, em 16º com 30 pontos.

ABC 1x0 América-RN

No jogo que completou a 26ª rodada, o ABC venceu o clássico potiguar contra o América, quebrou um tabu de 14 jogos sem vencer contra o rival, e de quebra, deixou a lanterna da competição. Mesmo estreando o técnico Artur Neto, o Mecão voltou a jogar mal, aumentando seu jejum de vitórias para cinco jogos. O gol da vitória abcdista foi marcado no segundo tempo, com o ala esquerdo Sandro, que passou por vários marcadores antes de completar pra rede. Somália foi expulso pouco depois pelo América. No finzinho, o ala Jackson, do América, e o meia Selmir, do ABC, trocaram farpas e também foram para o chuveiro mais cedo. As equipes somam 28 pontos, mas o América tem um saldo de gols “menos pior”.

Classificação (após 26 rodadas):

1º Vasco – 55
2º Guarani – 49
3º Atlético/GO – 47
4º Ceará – 44

5º Figueirense – 42
6º São Caetano – 41
7º Portuguesa – 38
8º Brasiliense – 37
9º Bragantino – 36 (10 vitórias)
10º Ponte Preta – 36 (9 vitórias, saldo 8)
11º Ipatinga – 36 (9 vitórias, saldo 2)
12º Paraná – 32 (9 vitórias, saldo -11)
13º Vila Nova – 32 (9 vitórias, saldo -14)
14º Juventude – 31 (8 vitórias, saldo 0)
15º Bahia – 31 (8 vitórias, saldo -6)
16º Duque de Caxias – 30
17º América-RN – 28 (8 vitórias, saldo -14)
18º ABC - 28 (8 vitórias, saldo -18)
19º Campinense – 26 (8 vitórias)
20º Fortaleza – 26 (7 vitórias)

Nenhum comentário: