domingo, 19 de agosto de 2007

Campeonato Alemão - Schalke 04 e Bayern vencem e convencem na rodada!

Share |

Por Gabriel Seixas



Realmente, a Bundesliga está saindo muito melhor que a encomenda. Numa rodada de vários gols, tivemos hoje, 6 jogos realizados. Confira a análise de cada um deles:



Arminia Bielefeld 2 x 2 Eintracht Frankfurt



Num confronto de duas equipes que haviam vencido na primeira rodada, o Bielefeld deixa escapar a vitória nos minutos finais da partida e sai com o empate que veio com gostinho de derrota. Já o Frankfurt, que conseguiu a reação nos minutos finais, tem de agradecer e muito a competência de sua equipe nos descontos.O DSC, que vinha de uma vitória contra o Wolfsburg por 3x1, atuou com a mesma formação da partida anterior. Já Funkel, pelo lado do Frankfurt, não contou com dois de seus principais jogadores: Ioannis Amanatidis e Naohiro Takahara. Com isso, o técnico foi obrigado a escalar o Eintracht no 4-3-2-1, com Thurk isolado na frente.O Bielefeld teve o maior ímpeto ofensivo no 1º tempo, perdendo boa chances com Langkamp, aos 21 da primeira etapa. Num primeiro tempo sem emoções, todo o bom futebol ficou reservado pro segundo.Ainda no intervalo, Ernst Middendorp optou pela entrada de Masmanidis no lugar de Nkosi. Do outro lado, a mesma formação inicial do Frankfurt foi a utilizada no segundo tempo.O início da segunda etapa foi, basicamente, o mesmo do 1º tempo: Sem maiores emoções. Com isso, os técnicos das duas equipes resolveram acordar. Pelo Bielefeld, Kamper substituiu Bollmann. No Frankfurt, Christoph Preuß substituiu o inoperante Inamoto, que ainda não convenceu desde a sua estréia pela equipe.Com as alterações, a postura das duas equipes mudou e o gol saiu. Böhme fez jogada pelo flanco esquerdo e cruzou na medida para Kucera cabecear e abrir 1 a 0 para o Bielefeld.A equipe da casa tinha a maior posse de bola e controlava a partida, sempre mais próxima do segundo gol. E ele saiu, aos 35 minutos. Após jogada de Christian Eigler, sempre ele, Wichniarek, marcou o segundo dos mandantes, para delírio dos mais de 21.000 pagantes.E, pra quem não viu o jogo nos 3 minutos finais, perdeu a definição da partida. Aos 43, Alexander Meier faz jogada individual e diminui o placar para o Frankfurt. Mas, quem pensava que ia ficar nisso, enganou-se. Aos 45, Russ acertou um chute de 20 metros e venceu o goleiro do Arminia, empatando a partida, que ficou com sabor de vitória para os visitantes. As equipes, agora, tem 4 pontos na competição.



Duisburg 1 x 3 Wolfsburg



No perde e ganha notório neste início da Bundesliga, o Duisburg, que havia ganho fora de casa por 3x1, perdeu em casa para o Wolfsburg pelo mesmo placar, este que havia perdido em casa por 3x1 na rodada passada. Entendeu alguma coisa? Não? Então vamos lá.Empolgados com a boa fase da equipe do Duisburg na competição, que havia vencido o Borussia Dortmund fora de casa, 23.050 pessoas lotaram o estádio e apoiaram a equipe da casa. Porém, eles não saíram tão empolgados assim.Com a vitória na rodada passada, Rudi Bommer decidiu manter os onze que iniciaram a partida contra o Dortmund. Já Félix Magath, insatisfeito com a primeira atuação da equipe na temporada em jogos oficiais, promovem 3 mudanças: Simunek, Dejagah e Quiroga substituiram Möhrle, Munteanu e Baier. A primeira chance de perigo ocorreu aos 31 minutos, quando Schlicke chutou dentro da área, e Dejagah salvou em cima da linha, aliviando os torcedores do Wolfsburg.Aos 41, aproveitando passe errado de Filipescu, o brasileiro Marcelinho Paraíba chuta com a perna esquerda e abre o placar para a equipe visitante.Na volta para o segundo tempo, o Wolfsburg soube controlar muito bem o ímpeto ofensivo - que era pequeno - do Duisburg. Marcelinho Paraíba fazia uma partida impecável, e sempre levava perigo ao gol de Starke.E, logo aos 7 minutos, Madlung aproveita levantamento de Marcelinho Paraíba e aumenta o placar. 20 minutos após o gol, sai o terceiro do Wolfsburg. Após jogada de Daniel Baier (que acabara de entrar no jogo), o endiabrado Marcelinho Paraíba dá mais uma assistência e Sergiu Radu não perdoa, anotando o terceiro. Ainda no final da partida, aproveitando bobeira de Simunek, Lavric descontou e ficou nisso. Duisburg 1 - 3 Wolfsburg. A equipe visitante consegue os seus primeiros pontos na competição, igualando o seu adversário em número de pontos.



Hansa Rostock 1 x 2 Nürnberg



Não havia maneira melhor de se desculpar com a torcida. Após ser derrotado pelo Karlsruhe em casa, o Nürnberg consegue uma vitória brilhante fora de casa, derrotando o Hansa Rostock por 2x1.Dois brasileiros começaram a partida. Pelo lado do Rostock, o zagueiro Orestes, ex-Santos e Portuguesa Santista, atuou pela equipe. No Nürnberg, Gláuber (ex-Palmeiras) ganhou a vaga no setor defensivo.O jogo comeou bastante movimentado, e com chances claras para ambas as equipes. Enquanto Lense perdeu boa chance para o Rostock, Vittek isolou pelo Nürnberg. Até que, aos 16 minutos, saiu o gol: Tomas Galasek, capitão da equipe, acertou um bom chute de fora da área e abriu o placar para a equipe visitante. Após assistência de Kristiansen, Kluge, 9 minutos após o gol, marca o segundo do Nürnberg em 25 minutos.O Hansa Rostock não conseguiu uma reação imediata, e sem levar perigo a meta de Blazek, o primeiro tempo acabou em 2 a 0 para a equipe visitante.Na volta para o intervalo, Frank Pagelsdorf tirou o inócuo Cetkovic e colocou o avançado Schied. A equipe mudou a postura, e Charisteas, logo aos 5 minutos, teve boa chance de diminuir o placar.Mas o gol só saiu aos 18 minutos, anotado pelo brasileiro Orestes, após confusão da zaga do Nürnberg. A equipe visitante cresceu no jogo, e deixava espaços para o Nürnberg contra-atacar. Em um desses contra-ataques, Pearce Ivan Saenko perdeu uma boa chance após jogada na ponta esquerda. Mas nem tudo foi folga para a equipe visitante: Beinlich perdeu duas chances seguidas no final da partida, parando na muralha Blazek. Galasek foi o craque da partida, em mais uma partida taticamente perfeita, msotrando que o tcheco é mesmo bom de bola.



Hertha Berlim 3 x 1 Stuttgart



Após estrear com derrota para o Eintracht Frankfurt, o Hertha Berlim se recuperou bem na competição e derrotou com autoridade o Stuttgart por 3x1, de virada. Aliás, a equipe visitante, atual campeã da Bundesliga, vem decepcionando neste início de temporada: 6 pontos disputados, e apenas um ganho.A equipe do técnico Lucien Favre sofreu três mudanças feitas pelo técnico para este duelo: Lúcio e Mineiro, dois brasileiros do elenco, entraram nos lugares de Gilberto (machuado - também brasileiro) e Christian Müller, respectivamente. A outra mudança foi a entrada do nigeriano Okoronkwo, que substitui Piszczek, por opção tática. Assim, o Hertha BSC atuou no 4-2-2-2, com Lúcio jogando no meio-campo, aberto pela esquerda, Ebert aberto pela direita, servindo Okoronkwo e o perigoso Pantelic.O VfB Suttgart veio com a mesma formação que empatou com o Schalke 04 em 2x2. A equipe foi armada no no 4-2-1-2, com Marica e Ewerthon fazendo a dupla de ataque, e Da Silva sendo o responsável de armar as jogadas da equipe. A partir dos 15 minutos, o jogo começou a esquentar. Foi quando Hitzlsperger venceu o goleiro Drobny e abriu o placar para o 'Estugarda', marcando 1-0.Na volta para o intervalo, o Hertha voltou com outra postura, disposto a vencer. Tanto que, aos 7 minutos, Lúcio invade a área e é derrubado. O árbitro marca pênalti. Na cobrança, Chahed, com tranqüilidade, empata a partida.Buscando desesperadamente o gol da virada, a equipe do Hertha partiu com tudo para o ataque. Em uma das boas chances de aumentar o placar, Fathi faz boa jogada e serve Okoronkwo, que para na muralha chamada Schäfer. Porém, esta muralha não pôde impedir o gol de Fathi, aos 22 minutos da segunda etapa.Com o gol, o Hertha criou oportunidades e encontrou novas alternativas. Lucien Favre coloca Piszczek no lugar de Pantelic, mostrando que sabe o que fazer com a equipe. No final da partida, a raça de Okoronkwo foi recompensada com um gol, o terceiro do Hertha. Ele ainda foi substituído no fim, e aplaudido de pé pela torcida. Fim de papo.



Schalke 4 x 1 Borussia Dortmund



É chocolate! Numa bela exibição dos brasileiros Rafinha, Bordon e Kuranyi (natualizado alemão), o Schalke goleou o medonho Dortmund e agora soma 4 pontos na competição. O Dortmund é o lanterna, sem nenhum ponto ganho. Mirko Slomka realizou duas alterações em relação a equipe que empatou com o Stuttgart: Ivan Rakitic encheu os olhos do treinador, e substitui o jovem Özil, que é outra jóia da equipe do Schalke. outra mudança - até mesmo surpreendente - foi a entrada de Bajramovic, substituindo Løvenkrands, que havia feito uma partida medonha contra o VfB na rodada passada.Com isso, o Schalke atuou no 4-2-3-1, com Kuranyi isolado na frente, Bajramovic e Asamoah aberto pelas pontas, e Rakitic centralizado no meio-campo.Pela equipe do Dortmund, Blaszczykowski e Buckley começaram a partida, nos lugares de Kehl e Smolarek. Além disso, Philipp Degen não conseguiu a vaga de titular, como era especulado pela imprensa alemã.O gol saiu logo aos 11 minutos, num arremate certeiro de Bordon. Aos 34, Pander aumentou a vantagem, mostrando que é uma peça insubstituível na equipe.O jogo estava nas mãos da equipe do Schalke. Ainda no primeiro tempo, Kuranyi, Rakitic e Ernst perderam chances inacreditáveis de aumentar o placar.Na volta para o intervalo, Thomas Doll colocou o paraguaio Nelson Haedo Valdez, substituindo o inoperante Klimowicz, contratado como solução de gols da equipe, e que vem jogando muito mal. Ainda com a alteração, a postura do Dortmund manteve-se a mesma. Sem contar com um armador efetivo no time - ainda mais com as péssimas partidas de Petric e Tinga - a equipe do Borussia não teve alternativas. E, aos 15 minutos, Asamoah marca o terceiro do Schalke, praticamente liquidando o jogo, aproveitando assistência de Bajramovic. Aos 31, o brasileiro Dedê fez jogada pela ponta esquerda e lançou Valdéz, que fez o que Klimowicz não conseguiu fazer em 45 minutos e diminuiu o placar. Muito pouco para quem sonhava com o empate, e que viu o atacante Kevin Kuranyi, no finalzinho, decretar o 4 a 1 e liquidar a fatura. Ainda no final da partida, Kruska foi expulso e deixou o Dortmund com 10 em campo, acabando com qualquer possibilidade de reação da equipe visitante.



Werder Bremen 0 x 4 Bayern München



Sendo a única equipe até o momento que conquistou 6 pontos nos 2 jogos disputados, o Bayern de Munique goleou o Werder Bremen e se isolou na liderança. A equipe comandada por Ribéry e Luca Toni não se imtimidou em jogar fora de casa contra uma equipe favorita ao título, e soube impôr o seu ritmo do início ao fim.A equipe do Werder, sem contar com a dupla Frings e Borowski, atuou no 4-2-2-2, com Vranjes e Diego encarregados de servir Hugo Almeida e Sanogo no ataque. Carlos Alberto comeõu no banco. Já o Bayern München, contando com diversas variações táticas (4-1-3-2 ou 4-1-4-1), atuou com Christian Lell na lateral-direita. Isso porque a equipe não pôde contar com Marcell Jansen, machucado (além dos desfalques de Podolski, Sagnol, Ismaël e Schlaüdraff). Com isso, Lahm voltou a lateral-esquerda.O jogo começou, e a situação ficou preta para o Bayern. Logo aos 3 minutos, Naldo acertou um carrinho violento em Klose e recebeu apenas o amarelo. Enquanto o brasileiro saiu 'no lucro', o alemão foi praticamente nulo no tempo em que ficou - sentindo a lesão -, e acabou dando lugar a Hamit Altintop no intervalo.Ainda com o desfalque de Miroslav, o Bayern teve outro grande destaque na partida. Ele foi Franck Ribéry, que soube aproveitar muito bem os espaços deixados por Pasanen, e deitou e rolou pelo lado esquerdo de ataque do München.E, logo aos 31, a dupla que carregou o time participou do primeiro gol: Aproveitando pênalti sofrido por Luca Toni, Ribéry cobra bem e abre o placar para os visitantes.O primeiro tempo terminou com o Bayern dominando todas as ações da partida, com um sistema defensivo taticamente perfeito, e um ataque perigosíssimo. O técnico Thomas Schaaf decidiu manter a formação inicial do Werder, e se deu mal. Logo aos 6 minutos, Luca Toni aproveita lançamento de Altintop (que entrou no lugar de Klose, machucado, no intervalo) e aumenta o placar para o Bayern, fazendo 2 a 0.Schaaf tentou consertar seus erros na escalação inicial e fez duas alterações: Promoveu a estréia de Carlos Alberto, para fazer a companhia ao apagado Diego e entrar no lugar de Vranjes, e colocou Schindler no lugar do poste Hugo Almeida.A equipe ganhou um pouco mais de mobilidade no setor ofensivo, mas nenhuma jogada individual cosneguiu furar o bloqueio defensivo do München. Numa excelente jogada de Franck Ribéry - craque da competição até aqui -, Hamit Altintop marca o terceiro gol, e o seu primeiro pelo Bayern em jogos oficiais. Ainda deu tempo de Ottl, que entrou no lugar de Marc Van Bommel, fechar o placar em 4-0. No final da partida, Ottmar Hitzfeld ainda tirou o atacante Luca Toni, que teve uma participação fundamental na partida, e colocou o jovem Sandro Wagner, que por incrível que pareça, é alemão. Sendo assim, a equipe do Werder continua com apenas 1 ponto ganho, enquanto o Bayern tem 6 pontos, 7 gols marcados e nenhum sofrido, liderando isoladamente a Bundesliga. A única equipe que ainda pode igualar o Bayern em número de pontos é o Hamburgo, que joga amanhã contra o Leverkusen em casa. A equipe só perde a liderança se o Hamburgo vencer por mais de 7 gols de diferença, o que convenhamos, é impossível.




Jogos de amanhã:



Energie Cottbus x Bochum
Hamburgo x Bayer Leverkusen

Nenhum comentário: